A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou nesta quarta-feira (17) a convocação do desembargador José Lázaro Alfredo Guimarães do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região para compor os quadros da casa.
A proposta foi apresentada pelo presidente do STJ, Francisco Falcão, e aprovada por unanimidade pela Corte Especial, órgão máximo do tribunal composto pelos 15 ministros mais antigos.
Lázaro Guimarães ocupará a vaga aberta com a transferência do ministro Gurgel de Faria da Quinta Turma para a Primeira Turma do STJ.
Na Primeira Turma, Gurgel de Faria assumirá a vaga ocupada atualmente pelo desembargador federal Olindo Menezes, do TRF da 1ª Região, cujo período de convocação termina.
Reconhecimento
Ao propor a convocação, Francisco Falcão salientou as qualidades do desembargador, atual decano do TRF da 5ª Região, cuja jurisdição incluiu os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Falcão ressaltou que a convocação é um reconhecimento do trabalho do desembargador, que já figurou por quatro vezes em listas tríplices apresentadas para escolha de ministros no STJ.
O presidente do STJ afirmou ainda que, antes de propor o nome do desembargador, consultou outros ministros da corte, como o presidente da Quinta Turma, ministro Felix Fischer.
“Foi uma indicação inspirada, justa e oportuna”, elogiou o ministro Napoleão Nunes Maia Filho referindo-se à indicação de Lázaro Guimarães. Salientou ainda que o desembargador é um “magistrado exemplar” e de “convivência fraternal”. O ministro Raul Araújo também saudou a convocação do desembargador.
MA
Source: STJ