O Espaço Cultural STJ promoverá no dia 6 de outubro, às 18h30, o coquetel de lançamento do livro Teoria Geral do Processo: Comentários ao CPC de 2015 – Parte Geral, de autoria dos juristas Fernando Fonseca Gajardoni, André Roque, Luiz Dellore e Zulmar Duarte.
O livro é o primeiro volume de uma série de quatro obras que abordam o Código de Processo Civil por meio das vertentes: parte geral, processo de conhecimento e cumprimento de sentença, processo de execução e processo nos tribunais. A obra conta com prefácio do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira.
Segundo os autores, o livro tem o compromisso de analisar e interpretar, de forma aprofundada, a parte geral do novo CPC (Lei 13.105/15), “potencializando suas novidades sem desconsiderar o passado, mas também não ficando a ele amarrado”.
Visões diversas
A riqueza da obra se dá também pelas diferentes origens (São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e formações dos autores, que, embora tenham em comum o fato de se dedicar há anos ao estudo e ao ensino do direito processual civil, atuam em frentes profissionais diversas (advocacia privada, advocacia pública e magistratura), pelo que revelam preocupações distintas diante do processo.
Os comentários exprimem perspectiva processual compartilhada. A ampliação de enfoques permitiu uma latitude maior dos horizontes. A alteridade na sua confecção permitiu que cada autor visse o novo CPC pelos olhos do outro. “Assim, tem início uma nova sinfonia processual, com a participação de todos na construção de um sistema processual efetivo, justo e seguro”, dizem os autores.
O evento é aberto ao público. O Espaço Cultural STJ fica na sede do tribunal, em Brasília, no SAFS, quadra 6, lote 1, trecho 3, 2º andar do Edifício dos Plenários. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (61) 3319-8594 e 3319-8373.
Source: STJ