A vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, e os demais ministros da corte participaram na tarde desta terça-feira (16) da sessão solene de posse de Luiz Edson Fachin no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assumiu a cadeira deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado.
Para a ministra Laurita Vaz, o novo membro do STF é um jurista de renome, com ampla experiência na advocacia pública e privada. “Acredito que essa experiência será de grande importância no julgamento de questões de relevo postas a debate no Supremo. O profundo e reconhecido saber jurídico do ministro Fachin enriquecerá sobremaneira os julgados da Suprema Corte”, avaliou.
O ministro do STF Luís Roberto Barroso afirmou que este é um momento importante para o Judiciário brasileiro. Fachin, segundo ele, é um homem respeitado, admirado e querido no meio jurídico, que “agregará valor, talento e integridade ao STF. É bom tê-lo como companheiro, parceiro e interlocutor nessa jornada”.
Pessoa certa no lugar exato
Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Fachin é a pessoa certa no lugar exato. “Nós temos hoje a nomeação de um grande homem, um grande jurista, pessoa que tem uma envergadura acadêmica e ética irretocável”, afirmou.
Os ministros do STJ Humberto Martins e Mauro Campbell Marques destacaram que a posse do novo ministro não é apenas uma vitória para o STF, mas para a República.
O ministro Raul Araújo, também presente à cerimônia, acrescentou: “É uma grande conquista, que trará excelentes resultados mercê de suas qualificações intelectuais e morais, que o colocam nesse posto com muita justiça.”
Cerimônia concorrida
Na cerimônia de posse, Fachin foi conduzido ao plenário pelos ministros Celso de Mello e Roberto Barroso, o mais antigo e o mais novo membro da corte, como ocorre tradicionalmente. Após a execução do Hino Nacional, o novo ministro prestou o compromisso de posse e foi declarado empossado pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.
Participaram da solenidade o vice-presidente da República, Michel Temer, os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, ministros aposentados do STF, presidentes de tribunais e outras autoridades, além de familiares e amigos de Luiz Fachin.
O novo ministro do STF graduou-se em direito em 1980 pela Universidade Federal do Paraná, onde dá aulas de direito civil. Concluiu mestrado em 1986 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual também fez doutorado, finalizado em 1991. Fez pós-doutorado no Canadá.
Source: STJ