Depois do sucesso das primeiras turmas, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai disponibilizar o segundo ciclo do curso a distância STJ: história, competências e organização interna. O curso faz parte do subprograma Conexão Cidadã, do programa Aprimore Cidadão, e tem como objetivo ampliar a relação da sociedade com o tribunal.
A capacitação será realizada de 28 de setembro a 23 de outubro. Serão ofertadas duas turmas com 50 vagas cada. As inscrições estarão disponíveis no site do STJ a partir das 10h do dia 22 até o dia 25 de setembro.
Autonomia
O aluno terá autonomia para participar do curso em seu ritmo, considerando o período de realização das turmas. Tutores voluntários estarão à disposição para sanar dúvidas. A aprovação requer nota mínima de 70%, que pode ser alcançada por meio da participação nas atividades avaliativas propostas durante o curso.
O conteúdo programático está organizado em quatro módulos. O primeiro fala da criação do STJ, abordando as competências constitucionais e o direcionamento estratégico. O segundo módulo trata dos órgãos colegiados e de sua estrutura, composição e competências. O terceiro, do processo de escolha das autoridades tratadas no Regimento Interno e das competências regimentais. O quarto módulo aborda os serviços administrativos, com a explicação das unidades organizacionais e atribuições, além do calendário de funcionamento e das estatísticas.
Retorno
A primeira etapa do curso começou em 31 de agosto e vai até 25 de setembro. No feedback passado ao tribunal, além de elogiar a didática e a organização do curso, alguns dos alunos inscritos disseram ter adquirido conhecimentos significativos sobre a origem e o funcionamento do STJ e sua importância na sociedade brasileira.
Do total de inscritos, 54% são estudantes; 20%, servidores públicos e 12%, advogados. O Distrito Federal é a unidade da federação que tem mais participantes (93), seguido por São Paulo (27), Rio de Janeiro (13), Santa Catarina (10), Goiás (10), Pará (8), Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (6), Pernambuco (5), Bahia (5), Espírito Santo (4), Rondônia (3) e Paraná (3). Há ainda 11 alunos distribuídos por outros estados.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 61 3319-8392 ou pelo e-mail ead@stj.jus.br.
Source: STJ