Criada pela Emenda Constitucional 45/04 para funcionar junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) comemora dez anos de existência nesta quinta-feira (22).
O ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), participará do evento comemorativo representando a atual diretora-geral, a ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura.
Humberto Martins estará presente na abertura do seminário comemorativo dos dez anos da Enamat, a ser conduzido pela ministra do TST Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, diretora da escola. O ministro Dias Toffoli, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, proferirá a palestra de abertura do evento, falando sobre O Magistrado do Século XXI. Os ministros do STJ João Otávio de Noronha, corregedor nacional da Justiça, e Luis Felipe Salomão também participarão do evento.
Painéis
O vice-presidente do STJ compõe o primeiro painel do seminário, às 10h45, cujo tema é “A formação no presente: as quatro escolas nacionais e seus modelos de formação de magistrados”. Os ministros João Otávio de Noronha e Luis Felipe Salomão participam do segundo painel, às 14h30, sobre o tema “Um resgate do passado: a evolução da formação profissional dos magistrados no Brasil e a Emenda Constitucional 45/04”.
Durante a programação, será lançado pelos Correios o selo comemorativo dos dez anos da Enamat, que faz referência à primeira década da escola e ao seu padrão de excelência.
A palestra de encerramento será proferida pelo presidente do TST, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Enfam.
Source: STJ