O novo portal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira (18) pelo presidente da corte, ministro Francisco Falcão. Moderna e funcional, a nova página eletrônica (www.stj.jus.br), a entrar no ar em breve, dispõe de ferramentas que facilitarão o acesso às informações da corte. A apresentação contou com a participação dos ministros Laurita Vaz, vice-presidente do tribunal, e Og Fernandes, corregedor-geral da Justiça Federal.
Para o ministro Falcão, o novo site reforça o compromisso do Tribunal da Cidadania com a transparência. “Desde o dia em que assumi a Presidência, nosso lema é transparência. Tudo que se faz aqui é público. Isso aqui é uma casa pública, não é um tribunal de 33 ministros – ele é do país. Então tudo que se faz, tudo que se gasta, deve ir para o Portal da Transparência, inclusive as despesas do tribunal, todas as contas.”
Conceito moderno
A nova página eletrônica do STJ adota os conceitos de flat design (simplicidade, clareza e leveza) e exibe moderno padrão visual. Outra mudança se refere à arquitetura da informação, que tornou mais fácil e ágil a localização do conteúdo disposto nas páginas.
No portal do STJ, o usuário tem acesso às decisões e ao perfil dos seus 33 ministros, além da jurisprudência do tribunal. Os temas correlatos são encontrados em um mesmo campo de busca, de forma a facilitar a pesquisa. A página também oferece ao cidadão acesso à prestação de contas, por meio da Seção Transparência.
A iniciativa, destacou Falcão, fortalece o poder de fiscalização do cidadão sobre os atos e gastos do tribunal. “Tudo o que é feito aqui está no portal, e todos podem consultar e questionar a boa ou má utilização de recursos”, explicou.
O maior exemplo disso, segundo o presidente, é a devolução aos cofres públicos de R$ 34 milhões do orçamento do tribunal e outros R$ 150 milhões do orçamento do Conselho da Justiça Federal (CJF). “Parece que é uma coisa que nunca houve na história, o que vai servir de exemplo para outros órgãos”, observou.
Acessibilidade
Uma das novidades é a acessibilidade, que permitirá a navegação por pessoas com necessidades especiais. Na parte superior do portal, existe uma barra de acessibilidade em que se encontram atalhos de navegação padronizados. Essas ferramentas ficam disponíveis em todas as páginas do portal.
O site utilizará “layout responsivo”, tecnologia que programa o layout da página para se adaptar automaticamente à largura de tela do dispositivo no qual a página esteja sendo visualizada (celulares, laptops, tablets, entre outras plataformas).
A página apresentará na sua área central espaço ampliado para fotografias, que ilustrarão as principais notícias produzidas. Na parte superior, haverá atalho para as redes sociais do STJ. Também haverá um campo exclusivo para os interessados em conhecer a política de preservação ambiental, compromisso da gestão do tribunal.
Página Personalizada
O novo portal também utilizará páginas organizadas por perfil (advogado e servidor), área denominada páginas sob medida para VOCÊ, com conteúdo específico.
Na parte inferior do portal, haverá uma área rotativa em que serão disponibilizados comunicados, eventos, ações estratégicas e programas do tribunal.
CJF
Na mesma solenidade, foi apresentado ainda o novo portal do Conselho da Justiça Federal. A nova interface também dará destaque à Pesquisa de Jurisprudência, ferramenta que permite ao usuário – seja ele magistrado, advogado ou cidadão – a consulta a decisões de tribunais superiores, da Justiça Federal e da TNU.
JV
Source: STJ