Alertar para o cuidado e o uso inteligente das informações corporativas. Essa é a finalidade da palestra Conscientização em Segurança da Informação – impactos e riscos na Administração Pública, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), nesta quinta-feira (5), às 16h30, no auditório externo do CJF. O evento será transmitido aos Tribunais Regionais Federais e Seções Judiciárias por meio do YouTube.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação (STI) do CJF, Lucio Melre, o conselho tem uma política de segurança da informação composta por uma série de documentos que estabelecem princípios e diretrizes do uso consciente e seguro das informações. A política visa proteger não apenas os dados que tramitam pela Justiça Federal, mas também os servidores que produzem e acessam esses dados, público-alvo do evento.
“O Tribunal de Contas da União e as unidades de controle interno do CJF e da Justiça Federal têm realizado inspeções e auditorias recentes, e um dos pontos observados é a falta de conhecimento dos servidores sobre suas responsabilidades relacionadas à governança de tecnologia da informação. Essa palestra faz parte de um programa que pretendemos realizar e que trará ao conselho, com certa frequência, experts para tratar de assuntos de interesse geral”, anunciou o secretário da STI.
Os palestrantes serão Márcio Rodrigo Braz, mestre em informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Daniel Jezini Netto, que é graduado em ciência da computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em gerência de operações de energia pela Cefet-RJ. Jezini Netto também é auditor federal de Controle Externo e diretor da 2ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU.
Aos participantes que obtiverem frequência integral, isto é, que totalizem duas horas, serão expedidos certificados pelo CEJ/CJF. Além disso, ao final da palestra, será aplicada avaliação de reação que fornecerá subsídios para aperfeiçoamento das próximas palestras. Os interessados em participar devem acessar, até as 14h do dia 5 de novembro, o link https://www2.jf.jus.br/phpdoc/pages/sen/INSC.php?cod_curso=673 para preencher o formulário de inscrição.
Com informações da Assessoria de Imprensa do CJF
Source: STJ