O Parque Bosque dos Tribunais terá em breve uma área de estacionamento e pistas de ciclismo e caminhada para a população do Distrito Federal. A ministra Laurita Vaz, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), disse nesta segunda-feira (18) que a proposta é transformar a área no “Parque do Cidadão”.
“É uma área nobre e de grande potencial de uso para a população de Brasília”, afirmou a ministra ao presidir uma solenidade de plantio de 80 mudas de espécies nativas do Cerrado, sendo 30 de pequi.
A ministra salientou que a reforma da área, em responsabilidade conjunta com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), é um dos projetos socioambientais do STJ e será feita com “muito cuidado para preservar as plantas nativas”.
“O bosque estava desativado, com o risco de as árvores desaparecerem. O STJ assumiu a responsabilidade de fazer esse reflorestamento”, disse a ministra, referindo-se à área de 588 mil metros quadrados que fica ao lado da sede do Tribunal, transformada em parque em 2009.
A ministra citou versos do Hino da Árvore, agradeceu a doação das 80 mudas e disse que não poderia faltar o pequi no Parque dos Bosques, espécie típica do Cerrado e do estado de Goiás.
As mudas foram cedidas pela prefeitura de Trindade, cidade de Goiás a 220 km de Brasília, onde a ministra Laurita Vaz iniciou sua vida profissional.
“Temos muito orgulho de ter no STJ a ministra Laurita Vaz, representante de Trindade e do todo o estado de Goiás”, declarou o prefeito da cidade goiana, Jânio Darrot, ao ressaltar a importância do plantio “em uma época em que a grande preocupação é com a preservação ambiental”.
Participaram ainda da solenidade o ministro do STJ Moura Ribeiro; o coronel Décio Augusto Maruci, representante do Comando da Aeronáutica; a capitã Ana Maria Napoli Fernandes, representante do Comando da Marinha; o secretário de Meio Ambiente de Trindade, Alexandre César Freire; convidados e servidores do tribunal.
Em dezembro do ano passado, foi realizada a primeira etapa de revitalização do bosque, com o plantio de 1.500 mudas variadas, como aroeiras e angicos, com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e do presidente do STJ, Francisco Falcão.
Source: STJ