Nos últimos meses temos sido procurados por muitos clientes insatisfeitos com o emprego, porém preocupados com a situação econômica atual.
A grande dúvida que nos tem sido colocada é:
Dr. a empresa não está cumprindo com alguns dos meus direitos, e tem mês que até atrasa o salário, o que devo fazer?
Cada caso deve ser analisado de modo especial, porém umas regras gerais valem para todos, especialmente diante do cenário econômico do país que viveremos em 2015 e nos próximos anos.
Este cenário mostra que o emprego tem sido cada vez mais escasso, com aumento das demissões na indústria e no comércio, especialmente para pessoas com pouca experiência e baixa qualificação profissional.
Diante deste fato, a nossa orientação tem sido:
Primeiro: Se você está enfrentando dificuldades na empresa em que trabalha, atualize seu currículo e antes de “abandonar o barco”, tenha o máximo de certeza sobre a nova oportunidade, uma vez que não é possível prever quanto tempo terá que esperar por uma nova colocação.
Segundo: Procure se atualizar. Invista uma parte de seu salário para fazer cursos rápidos de especialização na sua área. Não deixe o tempo passar, nesta época de crise os profissionais mais dedicados e preparados se manterão nos empregos.
Terceiro: Caso realmente não existam mais condições de permanecer na empresa, seja por atrasos prolongados nos salários, falta de recolhimento do FGTS e não pagamento outros direitos trabalhistas que já vinha recebendo, o artigo 483 da CLT poderá ser aplicado.
Mas lembre-se, antes de pedir demissão procure um advogado e seja bem orientado sobre como proceder.
Na próxima edição, irei trazer uma nova matéria, que vai ajudar você a encontrar o caminho ideal para proteger o seu dinheiro e fazer valer o seu direito!