A Coordenadoria de Memória e Cultura (Cult/SED), por meio do Espaço Cultural STJ, promove nesta quarta-feira (30), das 18h30 às 21h, no mezanino do prédio dos Plenários, o coquetel de abertura da exposição Bendito Brasil, do fotógrafo Bento Viana.
A mostra traz ao público o resultado de andanças do profissional pelo Brasil. São imagens feitas ao longo de 20 anos, fotografias de diversos biomas, povos indígenas, Amazônia, Xingu, Grande Sertão Veredas e Maranhão, dentre outros.
Perfil
Com 22 anos de carreira, Bento Viana é conhecido por retratar o Distrito Federal por ângulos que não estão no cotidiano do brasiliense. Ele é produtor premiado de cinema e vídeo e geógrafo de formação
Viana carrega ainda na bagagem inúmeras exposições, além de documentários fotográficos realizados em vários continentes. É cocriador da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, coletiva de três fotógrafos viajantes, com 80 fotografias em tamanhos 1,25 x 1,87 metro, expostas ao ar livre e aberta nas 24 horas do dia, visitada por mais de 100 mil pessoas nas cidades de Brasília e São Paulo.
No ano de 2007, Viana realizou a exposição Brasília Iluminada, uma homenagem ao centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, que ficou exposta ao ar livre na Praça dos Três Poderes durante 60 dias.
Em 2012 foi convidado pelo Governo do Distrito Federal para fotografar Brasília Vista do Céu, um livro de fotografias exclusivo. Dois anos depois, lançou o livro Do Céu, Brasília, com 200 fotos mostrando uma nova visão da capital. Atualmente é o livro de arte mais vendido na capital.
A mostra, que fica em cartaz do dia 30 de março a 20 de abril, pode ser visitada sempre de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h, no Espaço Cultural STJ, localizado no mezanino do Edifício Plenário.
Mais informações pelos telefones (61) 3319-8594 ou 8373.
Da Redação
Source: STJ