O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, e os ministros da corte João Otávio de Noronha, Og Fernandes e Ribeiro Dantas participaram da 7ª Conferência Internacional para Formação e Capacitação do Judiciário. Promovida pela Organização Internacional de Formação Judiciária (IOJT), a conferência discute temas como liderança e educação judicial, tecnologia e ensino judicial, independência e prestação de contas e processo judicial eletrônico.
O ministro Noronha, que também é diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam), abriu a solenidade e destacou que “o jurisdicionado espera uma Justiça não apenas célere e eficaz, mas, sobretudo, justa”. A Enfam é responsável pela capacitação de cerca de 14 mil magistrados dos tribunais estaduais e dos magistrados militares, eleitorais e federais.
O ministro Ribeiro Dantas proferiu palestra sobre Formação Jurídica e Econômica e Realidade Social. Durante o evento, o ministro do STJ foi eleito vice-presidente para representar a América Latina na IOJT, o mais importante fórum mundial sobre formação de juízes.
O IOJT foi criado em 2002, em conferência realizada em Jerusalém, a fim de promover o estado de direito, de modo a apoiar o trabalho dos institutos de formação judiciária em todo o mundo. Desde 2002, aconteceram cinco conferências: em Ottawa (2004), Barcelona (2007), Sydney (2009), Bordeaux (2011) e Washington (2013).
Source: STJ